Papagaio
Papagaio-verdadeiro
O papagaio-verdadeiro é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.
Conhecido também como louro, loiro, ajeru, ajuru, jeru, juru, ou nore ajuruetê, juru-etê, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego, papagaio-baiano, trombeteiro (Mato Grosso), papagaio-boiadeiro e louro, como aliás são chamados todos os papagaios domesticados em nosso País.
Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça.
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, relativo a Floresta Amazônica; e do (latim) aestus, aestiva = calor, verão. ⇒ Papagaio do Amazonas. ou papagaio do calor da floresta Amazônica.
Características
Mede entre 35 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas.
Se distingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo. Sua voz é bem típica: “krik-kiakrik-krik-krik”, “kréo”. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea, onde se destaca um fino anel externo vermelho, os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto.
Alimentação
Alimenta-se de sementes e frutos.
Reprodução
Costuma reproduzir em buracos de rochas erodidas, barrancos ou ocos de árvores. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 2 meses. O período de reprodução é de setembro a março. Demora 5 anos pra chegar a idade adulta.
Hábitos
Habita florestas úmidas, savanas, floresta de galeria, áreas cultivadas com árvores e matas com palmeiras, até 1.600 m. Comum em casais ou bandos. Macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas, o que se observa inclusive quando estão em bando. A melhor defesa que possui é ficar imóvel e calado. É freqüentemente “canhoto”, razão pela qual o pé esquerdo é melhor desenvolvido. Boceja ocasionalmente. Para dormir reúne-se em bandos. Estão cada vez mais sendo encontrados em áreas urbanas como de São Paulo e Rio de Janeiro.
Curiosidades
Devido ao “dom da fala”, o papagaio-verdadeiro é muito procurado pelos homens, para servir de ave de estimação. Centenas deles são capturados e comercializados clandestinamente em feiras e mercados.
Referências
Portal Brasil 500 Pássaros, Papagaio-verdadeiro - Disponível em http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/publicacoes/Pass500/BIRDS/1eye.htm Acesso em 29 set. 2014
Native Alimentos - disponível em http://www.nativealimentos.com.br/biodiversidade/especies_det.php?id=122 Acesso em 13 jun. 2009.
Mahecha, José Vicente Rodríguez; Suárez, Franklin Rojas; Arzuza, Diana Esther; Hernández, Andrés Gonzáles. Loros, Pericos & Guacamayas Neotropicales. Panamericana Formas e Impresos S.A., Bogota D.C., 2005, Pág. 143.
CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2014.
Piacentini et al. (2015). Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee / Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2): 91–298.
Fotos cedidas: Branco Melo